Apesar de não ser uma festa religiosa, o carnaval tem sua data marcada pela Igreja: a Páscoa é sempre na primeira lua cheia depois do início da Primavera do hemisfério norte (dia 21 de março) e o carnaval acontece 47 dias antes desta data.
A palavra carnaval origina-se na palavra latina carnevale (“Carne, adeus!”), que significa a proibição do uso da carne na quaresma, os quarenta dias que antecedem a Páscoa. Então, por mais que não seja religiosa, a festa é motivada por um costume religioso. A Mardi Gras (terça-feira gorda, em francês) é o ápice da festa, quando o povo deve tirar a “barriga da miséria” (e não só no sentido de comer bem) para depois se abster.
Mas não só a carne era proibida na Idade Média, como também os ovos, o teatro, festas e outros entretenimentos. Era um período de reclusão e de jejum. Antes de carnaval, o nome usado para esta época de festas era entrudo, também originado do latim (introitu), que significa “entrada”. O entrudo foi trazido ao Brasil pelos portugueses. Era uma brincadeira de rua, meio violenta, em que se jogavam coisas sujas uns nos outros, lambuzando as pessoas com uma mistura de farinha e água, ovos e o famoso limão-de-cheiro (uma bola de cera recheada com água perfumada — geralmente com fragrância de canela —, e atirada nas pessoas que passavam na rua).
Os três dias de carnaval em que a alegria e a folia são permitidas, além de comidas e bebidas, são a despedida aos exageros, à fartura, para a abstinência “exigida” na quaresma. Por isso, a figura que representa o carnaval é o Rei Momo, um personagem gordo, comilão, beberrão e feliz, contrário à figura que representa a quaresma: triste, magra, sem vida.
Ao longo da história as festas populares foram sempre uma forma de denúncia contra os opressores, contra o governo e seus desmandos, contra os maus patrões. O povo então usa do riso e da ironia para fazer suas denúncias e expressar sua insatisfação. Assim, o juiz era levado ao tronco, a mulher mandava no marido, os empregados se vestiam de patrões. E a função da fantasia era permitir essa troca de papéis. Até hoje, o carnaval é a época festiva que, como no teatro, permite às pessoas serem outras figuras durante os três dias de festa.
DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA!! Hoje sexta feira logo depois do Carnaval, chega de exageros e o jeito é descançar, no meu feriado fizeram dias Lindos, muito Sol, praia, amigos,comilança e Familia...;) momentos especias. Agora o ano começou, o carnaval passou, o horário de verão acabou, o ano se inicia para todos os trabalhadores,negociadores, sonhadores e cheios d projetos e objetivos, não tem mais jeito de fujir das responsabilidades BEM VINDO 2011!! que seja comemorado com muita cachaça e cias agradaveis em todo o seu percurso, pique total.
Seja o que Deus quiser, e oque o trabalho trouxer.
MOMENTO SABEDORIA:
"A ação deve vir de uma imobilidade consumada, não de um alvoroço súbito."
D. H. Lawrence (1885 - 1930), Inglaterra
(hoje vou falar de grandes amizades e não de amor) ♫
.
♪ Confesso ♫
Confesso acordei achando tudo indiferente
Verdade acabei sentindo cada dia igual
Quem sabe isso passa sendo eu tão inconstante
Quem sabe o amor tenha chegado ao final
Não vou dizer que tudo é banalidade
Ainda há surpresas mas eu sempre quero mais
É mesmo exagero ou vaidade
Eu não te dou sossego, eu não lhe deixo em paz
Não vou pedir a porta aberta é como olhar pra trás
Não vou mentir nem tudo que falei eu sou capaz
Não vou roubar seu tempo eu já roubei demais
Tanta coisa foi acumulando em nossa vida
♪Eu fui sentindo falta de um vão pra me esconder
Aos poucos fui ficando mesmo sem saída
Perder o vazio é empobrecer
Não vou querer ser o dono da verdade
Também tenho saudade mas já são quatro e tal
Talvez eu passe um tempo longe da cidade
Quem sabe eu volte cedo ou não volte mais (Ana Carolina) ♫
Bom fim de semana e lembre-se: é preciso saber onde se quer chegar para poder ir adiante! beijoss elena.
Rumo verdadeiro
"Nossos planos falham porque não têm objetivos. Para o marinheiro que não sabe para onde ir, não há ventos favoráveis."
Sêneca (4 a.C. - 65 d.C.), Roma