Onde começou,como e porque essa história de cheesecake (termo também destinado às pin ups que significa "bolo de queijo").Esse nome já diz tudo,pois as mulheres consideradas pin ups na época de seu auge,1930 à 1960, eram as mais cheinhas,curvilíneas.
Aos poucos vão sendo difundidos, na Europa e nos Estados Unidos, os calendários sexy, os cartões-postais e os pôsteres de atrizes de teatro, por vezes desnudadas.Com um belo corte de cabelo; bem arrumada, ativa e segura de si, a Gibson Girl seduz os homens com o seu charme, e as mulheres com as suas roupas na moda. Em 1903, Gibson é o ilustrador o mais bem pago do país.
A "Gibson girl",podemos dizer que foi o início da popularidade das pin ups
Em 1930,a Esquire (revista americana) publica desenhos feitos por Alberto Vargas e George Petty.Suas primeiras ilustrações começam com as cheesecakes vestidas e aos poucos vão sendo desnudas,quando em 1939 ganhas 3 páginas no caderno central que vão fazer os homens ficarem loucos com a "idéia da mulher de papel".
"Vargas girl"
Mas é na segunda guerra mundial que a arte popoular americana pin up,ganha excelência.Os artistas começam a pintar mulheres sensuais ora com pouca roupa,ora cobertas com a bandeira estreladas,alistadas como enfermeiras,etc e tais desenhos são pedurados pelos soldados nos seus armários.Dando a ideía da mulher audaciosa e segura de si,personificando a mulher americana.Daí a origem do nome "Pin up" (pra pendurar).
As criaturas do sonho,teve com forte símbolo Marilyn Monroe.Quando era apenas Norma Jean,uma atriz que não tinha dinheiro e resolve posar nua para um fotógrafo,esta dá início a seu símbolo até hoje:a mulher sedutora e bobinha ao mesmo tempo.Marilyn teve extrema importância para a arte pin up,sendo considerada a personificação das mulheres de papel.
Marilyn posava para as ilustrações e servia (e serve até hoje!) de inspiração tanto para os artistas da época como para as mulheres.Aqui posando para Earl Moran
Anônimas e atrizes de cinema espalham-se pelas paredes dos dormitórios e as portas dos armários dos soldados, dentro dos seus abrigos e até mesmo sobre a fuselagem dos aviões: é a “nose art”, discretamente incentivada pelas autoridades militares.
As pin ups mais célebres daqueles anos são Rita Hayworth e Betty Grable.
Gil Elvgren é um dos artistas mais conhecidos entre as pin ups,com a ingenuidade sensual,mostras as garotas fazendo tarefas simples do seu dia a dia e...ops...!sem querer deixa a saia levantar com o vento ou enroscar em algum lugar.Particularmente,são as minhas pin ups preferidas.Lindas,sensuais na medida certa sem ser vulgar e com um toque de ingenuidade!
Outro artista bastante conhecido é Art Frham.Ele popularizou a expressão:"Ops...!Deixei minha calcinha cair!",gritada pela linda garota com as pernas pra cima e os seios arrebitados.
As meninas de Elvgren
Cada época, portanto, fabricou uma pin-up que corresponde às suas próprias aspirações: ora uma deusa agressiva e conquistadora, ora um objeto sexual descerebrado.
Falando desse assunto não podemos deixar de falar de Betti Page,a rainha da pin ups,que quebrou a idéia da inocente menininha ingênua e trouxe à tona a mulher fatal cheia de fetiches.
Mas, a herança a mais recente da pin-up talvez deva se procurada do lado do “novo burlesco”, nos Estados Unidos. Trata-se de uma corrente que vê as garotas combinarem, no palco, o cabaré com o strip-tease kitsch. Será um retorno às origens? De fato, foi nos teatros, no século 19, que nasceram as primeiras pin-ups: sexy, espertas e… feministas.
Fonte principal:http://www.fashionbubbles.com/moda/tudo-o-que-voce-sempre-quis-saber-sobre-as-pin-ups-sem-nunca-ousar-perguntar/
Nenhum comentário:
Postar um comentário